Fotografia apresenta o conceito de como seria um futuro dispositivo rolável da Xiaomi

Tela rolável: Um novo design da linha Mix pode estar a caminho


A Xiaomi sempre trouxe tendências interessantes ao mercado. Como prova disso, podemos destacar alguns dispositivos que foram lançados nos últimos anos. Em primeiro lugar, vale destacar o Mi Mix, que deu início a moda de celulares com bordas ultrafinas no mundo. Por outro lado o celular conceito Mi Mix Alpha chamou atenção por apresentar um corpo inteiro composto por uma tela em 180 graus. Diante de tudo isso, fica fácil entender porque a empresa começa a apostar em um novo conceito: o de telas roláveis.

Tela rolável: uma nova abordagem para os dispositivos com tela Dobrável

Os telefones dobráveis ainda são poucos e raros, mas a tecnologia que permite designs mais ousados e diferentes está em constante desenvolvimento. Por exemplo, empresas como TCL e Oppo apresentaram um design de telas roláveis nos últimos meses e a Xiaomi parece querer seguir esta tendência.

No final de 2019, a Xiaomi registrou uma patente no USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, sigla em inglês) para um “dispositivo com tela flexível”. A partir da aprovação da documentação em 29 de outubro de 2020 e a publicação no banco de dados da WIPO (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual, sigla em inglês), vieram a tona alguns detalhes daquele que poderia ser o primeiro smartphone da empresa com tela rolável.

Conceito apresenta esquema da Patente da Xiaomi que trata de dispositivos roláveis
Conceito mostra como seria o mecanismo de rolagem da tela. Fonte: LetsGoDigital

O designer Jermaine Smit, mais conhecido como Concept Creator, produziu algumas renderizações de como seria o telefone, como é possível ver no vídeo abaixo.

Smartphone ou Tablet?

Com uma mecânica complexa, a rolagem do display transforma o celular em um tablet (ou algo parecido com isso), aumentando a área de visualização em até 200%. Mas, o sistema operacional precisa ajustar todo o conteúdo segundo a escolha do usuário.

Fotografia apresenta o conceito de como seria um futuro dispositivo rolável da Xiaomi
Design Conceito do Mi MIX R (nome fictício). Fonte: LetsGoDigital

A patente e documentação não mostram o visual das câmeras no novo dispositivo. Porém, para fins de simulação, Jermaine optou por integrar um sistema de câmera vertical – parecidos com os presente Mi Mix Alpha.

Vale lembrar no entanto que o vídeo e simulações acima representam apenas um conceito inicial do aparelho. É comum que todo conceito inicial apresenta uma beleza formidável única porque explora o máximo da arte e da excelência do modelo.

Artigo Anterior
Redmi K40 Banner

Redmi K40 deve ser lançado neste mês

Próximo Artigo

Seria o Mi Mix Alpha 2? Xiaomi registra uma nova patente


Artigos Relacionados
Total
45
Share
%d blogueiros gostam disto: