A Qualcomm anunciou na terça-feira(01/12), o Snapdragon 888, seu novo chip topo de linha com um modem 5G para telefones Android.
O novo chip suporta diversos tipos de redes 5G, renderização gráfica aprimorada e recursos aprimorados de inteligência artificial para aplicações diversas, como reconhecimento facial e de imagem.
O Qualcomm Snapdragon 888 será o coração da maioria dos flagships Android em 2021. A Qualcomm disse que fabricantes de telefones, incluindo Xiaomi, Oppo e Motorola, planejam usar o Snapdragon 888.
A fabricante é ainda é a principal fornecedora de processadores para dispositivos Android, e sua hegeomonia se assemelha a ao domínio que a Intel exerceu por alguns anos na plataforma Windows. Porém, nos últimos anos, a Qualcomm passou a ver seu domínio cada vez mais ameaçado, com um número cada vez maiores de fabricantes de celulares, como Apple, Samsung e Huawei, desenvolvendo processadores. Além disso, a chinesa MediaTek passou a ter chipsets de alta performance, com a sua nova série Dimensity.
Os chips mais avançados da Qualcomm são normalmente usados em telefones topo de linha, que podem custar mais de $1000. Mas, os recursos e melhorias da série 800 acabam em chips de baixo custo projetados para telefones mais acessíveis.
“O 800 dá o tom para o resto da nossa linha. E eu diria que, em três meses, uma funcionalidade semelhante chega ao nosso série 700. Em mais três meses, a funcionalidade vai para os processadores da série 600 e, em outros três meses, chega aos chips da série 400 ”, disse Alex Katouzian, vice-presidente sênior de dispositivos móveis da Qualcomm.
5G integrado
A Qualcomm integrou seu modem 5G de terceira geração ao Snapdragon 888. Anteriormente, os fabricantes de smartphones precisavam usar dois chips diferentes (um para o processador e um modem separado para o 5G e dados móveis). Este ano, a Qualcomm conseguiu otimizar a fabricação de seu chip para que um modem pudesse ser integrado sem prejudicar a produção, disse Katouzian.
A integração usa menos energia e é de implementação para os fabricantes. O modem 5G também pode “agregar” várias frequências diferentes do sinal móvel das operadoras, criando uma conexão mais confiável e estável. Um exemplo é a combinação de duas bandas diferentes, chamado de compartilhamento dinâmico DSS, funcionalidade adotada por Claro, Tim e Vivo. O modem X60 oferece suporte a diversas redes de ondas milimétricas (mmWave), que prometem velocidades na casa dos gigabits por segundo, quanto as frequências abaixo de 6 GHz (sub-6)
Hardware mais poderoso para inteligência artificial
Nos últimos anos, a criação de chipsets e processadores foi além das velocidades de clock e número de núcleo. Em vez disso, fabricantes de chips como a Qualcomm estão se concentrando em adicionar hardware específico para funções que um telefone faz de forma recorrente, como usar software de inteligência artificial para realizar tarefas de imagem ou reconhecimento facial. O Snapdragon 888 tem um novo processador de inteligência artificial Hexagon 780 integrado ao chip, que a Qualcomm afirma ter um desempenho 50% mais rápido do que seu predescessor.
Katouzian disse que a parte de aprendizado de máquina do chip gerencia 26 trilhões de operações por segundo, ou TOPS, e pode ser usada para automatizar configurações avançadas de fotografia ou reconhecer profundidade, rostos e objetos. Embora caiba aos fabricantes de telefones projetar hardware adicional e personalizar software para torná-lo possível, a Qualcomm diz que seu chip pode suportar a gravação de vídeo com HDR, que foi um diferencial recente do iPhone 12 da Apple.
Adreno GPU para jogos
O Qualcomm 888 possui um processador gráfico integrado (chamado Adreno 660) que, segundo a empresa, renderiza gráficos 35% mais rápido. Um fabricante de smartphones que usa chips Qualcomm, disse que pode rodar Fortnite, um popular shooter móvel, a 90 quadros por segundo, um benchmark comum para desempenho em jogos.
A Qualcomm está apostando fortemente que os usuários de smartphones de ponta desejarão jogar jogos cada vez mais avançados em seus dispositivos móveis. A Qualcomm está trabalhando com a Tencent, uma das maiores empresas de jogos do mundo, e está fornecendo drivers específicos de jogos para fabricantes de smartphones, disse Katouzian. Outro novo recurso, Quick Touch, pode reduzir o atraso das telas sensíveis ao toque durante o jogo.