A POCO, que revolucionou o mercado em 2018 ao lançar o POCO F1, anuncia mais um produto que promete ser sinônimo de qualidade e preço. Após um hiato em 2019, onde a marca não lançou nenhum aparelho, a POCO voltou com tudo ao mercado, agora oficialmente como marca independente, e fez, nesta terça-feira(24/11) o anúncio daquele que deverá ser campeão de vendas dentre os aparelhos do segmento de entrada. Prometendo ser o rei do segmento em relação a custo x benefício, o M3 chega com configurações excelentes e valores que se iniciam nos $149 para sua versão de 64GB, o que já vem causando alvoroço no mercado de smartphones. Mergulhando a fundo nas especificações a seguir, vamos descobrir o motivo pelo qual o aparelho já é chamado de “o campeão do segmento de entrada”.
Tela e processador
O POCO M3 vem com um LCD de 6,53 polegadas com resolução FHD + (2.400 x 1080), 90,34% de aproveitamento de tela e uma proporção de 19:5:9, com entalhe em formato de gota no topo, responsável por acomodar a câmera frontal. O Display possui taxa de atualização de 60 Hz, coberto com vidro Gorilla Glass 3 e possui a certificação Blue Light da TUV Rheinland.
Internamente, o POCO M3 é equipado com o processador Snapdragon 662 . De acordo com a marca, o chipset de 11nm foi a escolha perfeita para o aparelho de baixo custo, pois é mais barato e e supera o Snapdragon 665, que equipa outros aparelhos como o Redmi Note 8, lançado no ano passado. O chipset Octa-Core traz o GPU Adreno 610 que pode executar jogos modestos e pesados em configurações médias. Este Chipset tem suporte apenas ao 4G/LTE, mas traz o suporte a dual SIM, como é de costume em dispositivos de entrada. Para o modelo, foi adotada a memória RAM de 4 GB LPDDR4X. Em relação ao armazenamento, existem duas variantes distintas, uma com 64 GB de armazenamento UFS 2.1 e a outra 128 GB de armazenamento UFS 2.2. É possível, porém, expandir esse valor por meio de um cartão microSD.
Câmeras
O POCO M3 vem com um conjunto de câmera tripla, com destaque para o sensor principal de 48 MP. O sensor possui tamanho igual a 1/2″, abertura f/1.79, lente 6P. O acabamento da câmera é preto e e ocupa grande parte da do superior da traseira do aparelho. Alcançando as bordas do smartphone, o design traseiro lembra e muito a aparência do primeiro smartphone da linha Pixel. O sensor secundário é uma câmera macro de 2MP com tamanho de pixel de 1,75um e abertura de f/2.4. O terceiro e último sensor é um módulo de profundidade de 2MP com tamanho de pixel de 1,75um e abertura de f/2.4. Infelizmente, o POCO M3 não traz uma câmera grande-angular, mas tenta compensar com um sensor principal bastante competente.
O dispositivo traz todo o conjunto de recursos de câmera presentes no MIUI 12. Isso inclui Modo Noturno, Digitalização de Documentos, Detecção de cena por IA, Embelezamento e outros modos. Quando se trata de gravação de vídeo, o aparelho pode gravar vídeos 1080p a 30fps e vídeos 720p nos mesmos 30 quadros por segundo.
Já o sensor frontal é de 8MP, com tamanho de pixel de 1,12um e uma abertura de f/2.05. Ele também vem com um conjunto de recursos inteligentes, já conhecidos da MIUI.
Uma bateria enorme com carregamento rápido de 22,5 W
O telefone possui uma porta USB-C que suporta carregamento rápido de até 22,5 W. O mesmo possui uma bateria de 6.000 mAh, o que é a maior dentre a maioria dos dispositivos baratos e até intermediários. Destaque aqui também para o carregamento rápido: São 22,5W contra 18W padrão. O carregador para executar esta tarefa já está incluído na caixa.
Conectividade, design e outros recursos
O POCO M3 tem um acabamento fosco e três cores distintas – Power Black, Cool Blue e POCO Yellow. Durante a apresentação, a marca afirmou que a cor amarela é a que melhor representa a POCO. Essa cor é o que faz o aparelho se destacar com seu design original entre os outros smartphones do segmento.
O aparelho traz um leitor de impressão digital montado na lateral, o que parece ser uma tendência recorrente para smartphones Xiaomi em 2020. De acordo com a POCO, este é o melhor posicionamento, pois o usuário pode desbloquear o dispositivo mesmo quando ele é colocado sobre uma mesa. O sensor fica abaixo do botão de volume no lado direito do smartphone. A parte inferior abriga a porta USB e o alto-falante. É interessante notar que este telefone tem alto-falantes estéreo, assim como o POCO X3 NFC. Ele usa o alto-falante do fone de ouvido e o alto-falante principal para criar um efeito estéreo. A POCO se orgulha de que este é apenas um dos poucos smartphones que oferecem esse recurso em seu segmento de preço.
A parte superior serve como uma casa para o fone de ouvido de 3,5 mm e o infravermelho, funcionalidades sempre muito requisitada por usuários da marca. De acordo com a POCO, os dois são recursos bacanas e a marca se orgulha de trazê-los de volta em um smartphone tão barato.
Outros recursos incluem GPS / A-GPS, BEIDOU, GLONASS, bandeja tripla para cartões Dual-SIM + microSD, suporte as principais redes 4G do mundo, Wi-Fi dual band (2,4 GHz / 5 GHz), Bluetooth 5.0 e rádio FM. O dispositivo tem dimensões de 162,3 x 77,3 x 9,6 mm e pesa apenas 198 gramas, o que é um dispositivo relativamente leve, se levado em consideração sua bateria de 6.000 mAh.
O POCO M3 roda o Android 10 sob a interface e customização da MIUI 12. E claro, o aparelho receberá Android 11 assim que estiver disponível.
Preço e disponibilidade
A POCO comercializará a variante de 4 GB / 64 GB do POCO M3 por apenas $149, enquanto a variante de 128 GB custará $169. Este é um bom preço para tudo o que o telefone oferece. No entanto, durante a Black Friday, a empresa estará oferecendo o aparelho por um preço de $129 para a versão com 64GB e $149 para a versão com 128GB. O aparelho está disponível através de vários parceiros globais e você pode encontrar mais detalhes no site global da marca.
Via: Gizchina