A linha de smartphones da Xiaomi voltada para gamers, a Black Shark, acaba de ganhar dois novos dispositivos de última geração: o Black Shark 3 e o Black Shark 3 Pro.
O lançamento dos dois dispositivos de uma só vez espantou seus usuários, que já estavam acostumados com o método de lançamento desta linha: um dispositivo no início do ano, e uma versão atualizada no meio do ano. Dessa vez, a empresa resolveu já lançar a versão padrão e a versão Pro numa só tacada, para que os consumidores possam escolher de acordo com seus gostos (e bolsos).
Os dois modelos ainda seguem o design tradicional da linha, com uma traseira chanfrada em formato de “X”, com curvas geométricas e ranhuras. A mudança mais visível, entretanto, é no triângulo que abriga o conjunto de câmeras do dispositivo. A Xiaomi continua optando por um design simétrico, e por isso há outro triângulo de formato semelhante na parte interior do dispositivo.
Várias atualizações no design do dispositivo foram implementadas: o logotipo da Tencent e do 5G foram adicionados na parte inferior do dispositivo, consolidando ainda mais a parceria com a Tencent Games para otimizar a jogabilidade em jogos publicados pela empresa. Os dois dispositivos contam com a tecnologia Tencent SolarCore Gaming Acceleration Engine, adicionais à tecnologia já existente do Black Shark Gaming Engine.
O conjunto de câmeras traseiras consiste de três lentes distintas: uma ultra grande-angular, um sensor de profundidade, e o sensor padrão. A Xiaomi optou pela remoção da lente teleobjetiva neste modelo em favor da ultra grande-angular. Os dois modelos contam ainda com entrada dedicada para fones de ouvido de 3.5mm e possuem um conector de carga magnético na traseira do telefone (capaz de carregar a 18W) para que seja possível jogar com o cabo conectado sem que ele atrapalhe as sessões de jogo.
A principal diferença no design entre os dois modelos é a presença de dois botões táteis físicos na lateral da versão Pro, recurso ausente no modelo normal.
Especificações
A tela de ambos os dispositivos foi atualizada. Ao invés da tela de 6.39″ AMOLED presente no Black Shark 2 Pro, o novo Black Shark 3 possui uma tela de 6.67″ AMOLED com a tecnologia de taxa de toques de 270Hz, a primeira do mercado. Combinado ao tempo de resposta ao toque de 24ms e 28ms do tempo de resposta a toques múltiplos, isto garante que a ocorrência de lags durante jogos seja mínima. A taxa de atualização do painel é de 90Hz, garantindo animações suaves a qualquer momento.
O modelo 3 Pro leva as coisas ainda além: sua tela de 7.1″ AMOLED com resolução de 3120×1440 pixels é o sonho de qualquer gamer em um aparelho portátil. O dispositivo possui atualmente uma das melhores telas disponíveis no mercado móvel. Em relação ao armazenamento, os dois modelos possuem um processador Snapdragon 865 com até 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento UFS3.0. Ambos os modelos possuem 5G e Wi-Fi 6, as tecnologias mais recentes em comunicação sem fios. Há ainda um modo especial que combina as duas conexões para aumentar a largura de banda. A bateria do Black Shark 3 é de 4720mAh, enquanto o 3 Pro possui uma bateria de 5000mAh. Ambos os modelos possuem suporte a carregamento rápido via cabo de 65W, permitindo uma carga completa em 38 minutos.
Recursos para Jogos
Como um bom smartphone gamer, o que não falta são recursos para tornar a experiência em jogos o mais suave possível.
O Black Shark 3 Pro conta com dois botões mecânicos nas laterais do dispositivo, e foram testados para durar mais de 1 milhões de cliques. Infelizmente o recurso não está disponível na variante básica. a versão Pro ainda conta com motores lineares horizontais para um retorno tátil mais preciso durante jogos.
Entre os recursos semelhantes nos dois dispositivo está a tecnologia de resfriamento, batizada de “Sandwich Cooling System”, que são duas unidades de resfriamento líquido de 100mm colocada nos dois lados da placa mãe, criando um design estilo “sanduiche”. Além disso, ambas as placas são também cobertas com uma película de grafite para auxiliar na troca de calor entre os componentes e o mecanismo de resfriamento.
A Xiaomi explicou durante o evento que seus novos modelos contam com um design de bateria dupla, com uma placa-mãe de 116mm entre elas. A empresa colocou componentes que aquecem (como a CPU e modem 5G) o mais afastados possível para otimizar ainda mais a capacidade de resfriamento do dispositivo. Como se isso não bastasse, a empresa também venderá um cooler externo como acessório, para garantir que o dispositivo não esquente nem nas condições mais extremas de jogos.
Há ainda um recurso especial de controle por voz que permite que você inicie ações durante jogos. Por exemplo, se você falar “granada” durante um jogo de tiro, o jogador jogará granadas. Ainda não é possível especificar quais jogos suportarão este recurso, mas é possível que apenas um número limitado de títulos ofereça suporte.
Disponibilidade e preços
Black Shark 3 Pro
- 8GB RAM + 256GB Armazenamento – 4699CNY ($674)
- 12GB RAM + 256GB Armazenamento – 4999CNY ($717)
Black Shark 3
- 8GB RAM + 128GB ROM – 3499 yuan (~$502)
- 12GB RAM + 128GB ROM – 3799 yuan(~$545)
- 12GB RAM + 256GB ROM – 3999 yuan (~$573)
Ambos os modelos começarão a ser comercializados ainda este mês: o Black Shark 3 no dia 6 de Março, e o 3 Pro no dia 17 de Março, na China. Ainda não há detalhes sobre o lançamento global dos dispositivos.